Qual a importância da Publicidade nos dias de hoje?
Antônio Viana de Oliveira Filho[i]
Em seu início, a Publicidade tinha a responsabilidade de vender qualquer coisa, para qualquer pessoa, isto é, era capaz de vender sorvete para um esquimó.
Anos se passaram e a humanidade também mudou, adaptando-se a essas mudanças. O ser humano atingiu seu ápice, o seu nirvana e passou a valorizar a mente, o corpo e a se preocupar com o planeta onde vive. Assim se iniciou o um processo no qual passamos a questionar sobre a maneira de como nos alimentamos, sobre o modo de como vemos nossos semelhantes, se nossos hábitos afetam na preservação do planeta e o que podemos fazer para evitar que o prejudiquemos ainda mais.
Pode soar estranho, mas essa nova maneira de pensar surtiu efeito e deixou as pessoas mais conscientes em assuntos relacionados ao meio ambiente e solidariedade e, como era de se esperar, a Publicidade também aderiu à ideia. Várias campanhas tiveram sua maneira de ser veiculada alterada, dentre elas, as que mais sofreram impacto foram as campanhas da indústria de tabaco, pois em suas campanhas antigas, a imagem do cigarro estava associada a pessoas bonitas e estilosas fazendo uso do produto e, após o novo pensamento, esse posicionamento mudou: as novas veiculações apresentavam apenas o nome do cigarro e as advertências sobre os males que o produto causa em seus usuários.
Em outras palavras, a Publicidade deixou de apenas seduzir e persuadir o público para também informá-lo sobre o que é e o que não é bom para eles. Informar e não simplesmente vender um produto, sem mensurar seus efeitos, sejam eles danosos ou não, é a função mais importante da Publicidade nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário