Energia Sustentável
Wellington Manoel de Jesus
Engenharia de Automação
UNIP Jundiaí
O mundo de hoje vive em função da tecnologia, e esta depende da energia elétrica, mas nunca paramos para pensar no que faremos se um dia ela acabar.
É praticamente impossível viver sem energia, pois precisamos dela para atividades simples como a utilização dos nossos eletrodomésticos, e outras como para iluminação pública, e consequentemente para a segurança das pessoas. O curso de Engenharia de Controle e Automação é voltado para a tecnologia, sendo assim um dos nossos objetivos é procurar novas fontes de energia, e essa é uma meta não só com pensamento no dia do fim da energia elétrica, mas também para encontrar fontes que agridam menos o meio ambiente, os animais, e nós, seres humano.
Enfim, o nosso papel como futuros engenheiros seria trabalhar de forma mais assídua ainda para encontrar novos métodos de fornecimento de energia a partir de fontes mais simples, mais sustentáveis e se possível encontrar uma fonte infinita ou renovável.
Será que podemos mudar o que já existe?
Num exercício de redação fez-se a proposta a um grupo de alunos de engenharia sobre como seria se houvesse um apagão geral após uma tempestade eletromagnética. Nenhum dano foi considerado além do fim da energia elétrica e a proposta era imaginar novas fontes de energia. As explicações foram poucas com o objetivo de deixar que a criatividade viesse em primeiro lugar e que não criasse uma imagem única do possível cenário.
Várias foram as ideias que surgiram e aqui ficam os textos gerados a partir deste exercício que podem orientar ao grupo e a quem mais possa se interessar a pensar em novas fontes de energias renováveis e perceber que para criar novas possibilidades o treino deve ser diário.
“Novos Recursos”
Andrei Silvério dos Reis
Engenharia Elétrica
UNIP Jundiaí
Nós, seres humanos, já vivemos muito tempo sem depender da energia elétrica, obviamente uma readaptação brusca é muito difícil porem não é impossível. Tornamos-nos dependentes da eletricidade, porém a natureza nos da todos os recursos para vivermos. Mas como engenheiro não me contentaria em apenas “sobreviver”, sinto-me na obrigação de reinventar, recriar fontes de energias sustentáveis e renováveis, como o sol, para garantir a qualidade de vida e a sustentabilidade do nosso planeta. Aproveitar do conhecimento adquirido no curso para reinventar e melhorar a vida em sociedade.
O que seria da engenharia sem a energia elétrica ?
Marcelo da Silva Oliveira
Engenharia de Automação
UNIP Jundiaí
O mundo seria menos desenvolvido sem a energia elétrica, é graças a energia, e a engenharia, que vivemos num mundo de tecnologias. A energia proporciona conforto e comodidade na vida do ser humano, mais isso não seria possível, se não tivesse a engenharia. A energia depende da engenharia, tanto mecânica, como elétrica, entre outras, como na fabricação do motores, desde seu desenvolvimento e cálculo para ser usado nas usinas, nas polias, tudo projetado por engenheiros. No contexto geral o mundo seria um lugar diferente. Ela é indispensável para nossa sobrevivência. A energia também tem importância fundamental para movimentar o mundo, sem ela as pessoas teriam um vida a luz de velas, morreriam por falta de equipamentos nos hospitais que dependem da energia e tudo seria muito primitivo. As cidades gigantescas não iriam existir. Sem energia elétrica, caberia ao engenheiro, achar uma forma de energia para suprir todas as necessidades da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário