Ciências da Computação

Como é a atuação do profissional de ciência da computação frente a sociedade contemporânea?
Gustavo Coelho
1º semestre, Ciências da Computação
UNIP Jundiaí

Nos dias atuais, o profissional de ciência da computação é apresentado à sociedade como o “carinha da computação” ou o “nerd”. Para simplificar, na maioria das vezes, somos o motivo de gozação de muitas pessoas, quando na verdade deveriam nos agradecer e muito! Somos o motivo dos softwares dos computadores da sua empresa funcionar direito sem nenhum “bug” como somos as vezes também o motivo daquele seu site favorito funcionar sem algum erro sequer. Trabalhamos duro, ficamos madrugadas acordados, alguns de nós chegam a ficar dias acordados para descobrir porque algo não está no seu devido lugar como deveria estar. Nosso trabalho? Dar a vocês consumidores de tecnologia a melhor experiência possível com o seu celular, sua Smart TV, seu computador, seu jogo eletrônico, enfim. Por que trabalhamos tanto assim? Porque apesar de “fornecedores” de tecnologia somos também consumidores e loucamente apaixonados por ela, nós amamos o que criamos e ou ajudamos a criar, funcionando perfeitamente e do jeitinho que queríamos!  




Qual o Papel do Cientista da computação frente as necessidades e desafios que a sociedade impõe

Paulo Henrique Neves de Azevedo
1º semestre, Ciências da Computação
UNIP Jundiaí

Ao meu ver, o papel atualmente de um cientista da computação, é cada dia mais obter conhecimento de sua área. Sendo assim ele deve sempre estar atento as informações e evoluções de tudo o quê está relacionado ao seu ambiente de trabalho.
Atualmente a área de TI está cada vez mais precisando de pessoas capacitadas para esse tipo de função, pois muitos enxergam apenas como um trabalho em que o cientista fica em frente a um computador fazendo coisas de pouca importância, mas isso não é verdade! Se formos analisar bem, com o crescimento da tecnologia nos dias de hoje, precisamos criar softwares inovadores que se adaptem ao estilo de vida do ser humano, para mim esta é a maior dificuldade, ser olhado como uma pessoa que apenas está na frente de um computador e não trabalhando de verdade.
O cientista da computação é uma pessoa especializada em diversos tipos de serviços, como, por exemplo, a criação de softwares, manutenção de micros, hardware, analisar coisas entre as diversas possibilidades que se encontram na área de TI.
Os desafios que se encontram nessa área está voltando principalmente à obtenção de conhecimento por se tratar de algo que está sempre em evolução, podendo escolher no que atuará, então ele possui a necessidade de criar coisas inovadoras e se desenvolver mediante a isso.
Um cientista da computação pode mexer desde um simples software de supermercado até um software médico ou militar que são as maiores preocupações em se ter bons equipamentos por se tratar de governo e saúde da população.
Sendo assim, todos que fazemos parte desse fundamento, devemos sempre nos esforçar para alcançarmos nossos objetivos e sermos profissionais de sucesso pois é isso de que o mundo precisa, de profissionais competentes que superem a barreira do conhecimento.




Papel da ciência da computação frente ás necessidades e desafios que a sociedade impõe
                        Paloma Francieli de O. Lima

A ciência da computação se evolui com a necessidade da sociedade de processar e compartilhar informações de forma mais rápida e pratica. A sociedade atual demanda recursos tecnológicos cada vez mais avançados. Contudo, requer um grande número de pessoas com tais conhecimentos.
Todos nós sabemos que a tecnologia vem a facilitar cada vez mais nosso cotidiano, como por exemplo: "Compras online, conversar com aquele seu parente distante através de softwares como o Skype, encontrar aquele amigo que á muito tempo não se falam, marcar reuniões importantes entre outros, tudo isso em apenas alguns cliques."

Nós seres humanos nos tornamos extremamente dependentes dessa tecnologia, essa tecnologia ultrapassou até mesmo a necessidade das redes de Televisão, na qual hoje em dia temos notícias e informações no momento em que desejarmos.


O papel do profissional de ciências das computação, frente aos desafios da sociedade contemporânea”
Kevin Franklin Ferrari
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí


Atualmente, neste mundo moderno em que vivemos, tudo gira em torno da tecnologia, computadores, celulares, internet e etc. O crescimento da tecnologia se desenvolve cada dia mais, aumentando os benefícios da comunicação, organização e facilitando a vida da sociedade, como por exemplo: empresas, com ajuda de computadores e softwares, conseguem se organizar melhor e ter um bom desempenho.

Um cientista da computação tem por seu dever sempre achar uma opção para facilitar a vida da sociedade, criando ferramentas que acompanhem o avanço tecnológico, o que não é um trabalho fácil, além de muito trabalhoso. O desafio do cientista da computação perante a sociedade contemporânea é de surpreender criando novos meios que possam ajudar a todos, é ter uma boa ideia e criatividade diferenciada. Um profissional da ciência da computação é necessário, pois na sociedade contemporânea vive da tecnologia, que está presente em tudo.



Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe
                                                                                     Lucas Nunes de Oliveira
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Na minha infância tive pouco contato com a área de tecnologia, porém já gostava do assunto, logo não foi difícil escolher uma futura profissão.
Ao ganhar um pouco mais de idade comecei a adentrar na área, comecei com um curso básico de informática, em seguida fiz um curso mais especializado como o de Hardware e prossegui pelo caminho da tecnologia tanto que estou iniciando uma nova jornada na profissão, cursando a faculdade de Ciências da Computação.
 Um ótimo ponto positivo que eu encontrei quando escolhi essa área é que que o mundo está ficando cada vez mais tecnológico e as pessoas estão cada vez mais, mesmo sem perceber, recorrendo para a tecnologia, todos querem as coisas em um piscar de olhos é não mais como era antes.
O papel de um cientista da computação hoje é fundamental nesta área que estamos citando, pois com o aumento e crescimento da tecnologia na área de informática logo precisamos de pessoas capacitadas e especializadas. Hoje para que possamos ter uma sociedade que possa se desenvolver necessitamos de profissionais para isso, motivo pelo qual nos colocamos à disposição tanto para o trabalho como cidadãos.
Uma das dificuldades que possivelmente encontraremos será a falta de suporte para o aumento da massa que estamos tendo logo com tanta atualização, aqueles que seriam mais de idade e que não buscam se atualizar constantemente ficariam sem como compreender o que realmente se é pedido.
                                                                                                     




Sociedade e Tecnologia

Igor Vitor Palope
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí


Nossa sociedade contemporânea teve um “início bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos”. (Qual site?) Essa seria uma das respostas para o surgimento da chamada sociedade contemporânea.

Aplicando o trecho desse texto ao que chamamos de ciência da computação ou qualquer ramo que trate do conhecimento aprofundado de computadores podemos afirmar que uma das profissões que mais se desenvolveram foram as ligadas à tecnologia, foram muitos avanços em tão pouco tempo, a partir do período de 1980 até o nosso ano de 2015 parece que a tecnologia criou asas e conseguiu chegar mais longe a cada ano que passava, foi uma revolução muito grande.

Mas isso não aconteceu por acaso, na medida em que a sociedade evolui as pessoas buscam mais conhecimento, têm sede de criar, de desenvolver e de querer mais. Porém como diz no texto “a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos” e isso tem sido complicado para os estudantes de tecnologia, porque hoje nossa sociedade já está muito avançada e nós temos que alcançá-la para não ficarmos para trás, o que parecia simples tem se tornado difícil, o que não era tão procurado há anos atrás, agora é, o que não era exigido hoje em dia é exigido.

Na nova sociedade a pessoa que estuda tecnologia tem que se desdobrar para atender todos os requisitos, e não são poucos, é isso o que a pessoa que entra nesse ramo tem que ter em mente, nossa sociedade exige muito, ou seja, não existe a possibilidade de você achar que chegou no limite dos estudos, pois a tecnologia do mesmo jeito que voou de 1980 a 2015 em um grande salto, continua saltando, continua evoluindo, e cada vez evolui mais e não em 10 anos, 5 anos e sim em dias.

Digo isso pois tem que ser feito e justificado unicamente por amor a profissão, pois queira ou não trabalhamos para as pessoas, trabalhamos para facilitar a vida das pessoas, num mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo e precisam de agilidade e coisas que facilitem o cotidiano.

Você pode conversar com outra pessoa do outro lado do mundo com apenas alguns cliques, você pode se informar sem sair de casa, você tem o mundo nas palmas da mão graças a tecnologia.


Posso concluir que como futuros cientistas da computação, o mundo não para, nós continuamos a evoluir, a tecnologia continua a avançar, nossa dedicação é máxima, nossa vida não para, e apesar de toda dificuldade de acompanhar e se atualizar o resultado é incrível, pois sem a tecnologia na nossa vida, nós já teríamos parado no tempo, como a famosa idade das trevas na era medieval.


Qual o meu papel enquanto Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.


Matheus Lourençon Pasqualote
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Como um Cientista nesta área, a da computação, meu papel será descobrir, desbravar possíveis e inimagináveis soluções para os desafios desta mesma área, além de, enquanto atender clientes que desejem utilizar de meus serviços, provar que sou o melhor para tal e, então, não decepcionar os que confiam em mim quanto a seus sonhos, sejam eles desde um simples site na internet, até um sistema operacional completo. 

Devo Também usar meu potencial para explorar e abrir possíveis novos caminhos, em sistemas, aplicativos, ou tudo mais o que possa facilitar e principalmente "incentivar" uso dessas tecnologias no “e-commerce”, facilitando a vida de milhares de brasileiros que sonham todos os dias com uma forma de ser dono do seu próprio negócio, ou, adquirir uma segunda linha de ganho.

E ainda há muitas tecnologias para se explorar para o dia-a-dia, variando desde aplicativos de despesas financeiras pessoais, ou de calorias em uma dieta, ou ainda sobre o controle de uso de medicamentos.



Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe


Stéphani Silva de Souza
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí


Analisando o processo evolutivo do homem, percebemos que dois aspectos são praticamente imutáveis: a busca de uma sociedade em que todos possam viver relativamente bem e a constante sede por “coisas novas” para facilitar o cotidiano. Podemos ligar esses aspectos aos avanços tecnológicos atuais. Smartphones, computadores, tablets, uma infinidade de aparelhos que estão a nossa disposição com o objetivo de facilitar a vida na sociedade, seja no trabalho ou nas relações pessoais.

Dito isso, notamos que um profissional da área de computação está mais envolvido no rumo que a sociedade pode tomar do que ele próprio imagina. Pense em quantos escândalos cibernéticos viraram notícia nos últimos cinco ou dez anos. Fraudes, roubo de informações pessoais, ataques para derrubar sites... Encontramos de tudo e mais um pouco. 

Para dominar qualquer trabalho é necessário ter conhecimento. Isso não se difere na ciência da computação, são quatro anos dedicados ao aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas de programação, como funcionam as estruturas do computador, hardware e software, etc. Chegamos então num questionamento chave e que a maioria das pessoas não faz para si mesmo: O que fazer com esse conhecimento?

Você tem duas escolhas: ou usa seu conhecimento para o bem ou usa para o mal. Parece que o bem e o mal só estão em conflito nos desenhos e filmes, mas engana-se quem pensa dessa forma. Como programador, você pode criar códigos para hackear os dados bancários de alguém ou para aumentar a proteção dos dados – bancários ou não – das pessoas. Como profissional de TI, você tem acesso constante a informações confidenciais de certa empresa, você pode seguir o profissionalismo e mantê-las em segredo ou pode vendê-las para uma empresa concorrente e mal intencionada. 

A sociedade pede uma pessoa justa, correta, que saiba usar seu conhecimento para o bem. Por outro lado, o “sucesso fácil”, o “enriquecimento rápido”, clamam por pessoas dispostas a prejudicar o próximo. Eu já decidi como vou usar o meu conhecimento, com certeza serei uma profissional que encara os desafios da sociedade da maneira mais correta possível. Agora, cabe aos meus colegas de turma decidirem que tipo de profissionais eles serão.



Qual o meu papel enquanto profissional frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Jhonatan Vinicius Martins dos Santos
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí


Nos dias de hoje o cientista da computação não tem seu devido reconhecimento perante a sociedade, acham que somos todos “nerds”, que só ficamos fazendo jogos e jogando-os, mal sabem eles, que além de fazermos isso nós estamos em todos os lugares.

Com o conhecimento adquirido durante os 4 anos de faculdade nós desenvolvemos muitas habilidades, e por isso podemos atuar em diversas áreas de trabalho, como por exemplo: analistas de sistemas, desenvolvimentos de projetos administrativos e financeiros, na automação de escritórios, projetos científicos dentre outros. Com esse número de áreas que podemos atuar, dificilmente ficamos fora do mercado de trabalho.

Mesmo com todas essas opções, nós normalmente optamos por duas delas, que são a construção de hardware (tangível) como equipamentos para determinados dispositivos, computadores, e a criação de softwares (não tangível) programas de computadores como: planilhas, banco de dados, sistemas operacionais, jogos, aplicativos entre outros. Com todas essas opções, com certeza nós acabamos sendo “privilegiados” se comparados as outras áreas de trabalho, que atualmente estão com dificuldades para se manter.


Qual o meu papel enquanto profissional frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Letícia Tieko Takinami
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí


A sociedade contemporânea é caracterizada principalmente pela globalização, que afeta todos os setores, trazendo consigo uma sociedade cada vez mais exigente. Devido a isso, o mundo se especializou, teve que ir em busca de novas perspectivas, e a tecnologia foi a que mais possibilitou tais avanços.

É impossível imaginar as nossas vidas sem a facilidade e o progresso que essa tecnologia trouxe. Por exemplo: antigamente, os dados da votação eram processados manualmente, não só o trabalho e a demora, mas também havia a possibilidade de erros e fraudes. Com a devida aplicação de um software que realiza esse processamento, a credibilidade e a eficiência da votação ficaram muito maiores. Já na área de saúde podemos perceber através de softwares que possibilitam prever a dispersão de epidemias, auxiliando na prevenção e no tratamento. Na área de economia, empresas adotaram sistemas computacionais capazes de auxiliar no controle de estoques, balanços de gastos, projeção de perspectivas, análise de mercados, entre outros serviços. Há várias outras aplicações da Ciência da Computação e muitas outras ainda para serem descobertas.

Não podemos negar que o mundo de hoje em dia está muito mais tecnológico, podemos notar também por toda a parte no nosso dia-a-dia: nas escolas, casas, bancos, na comunicação entre lugares distantes, na busca por informação no mais famoso e acessado site "Google", já não conseguimos viver sem celular, computador e sem internet, enfim, por todo lado. Junto a esse constante avanço da ciência da tecnologia, há também grande demanda de profissionais da área.

Um profissional da ciência da computação têm a responsabilidade de desenvolver e manter essa tecnologia que temos acesso. Ele pode implementar, implantar, projetar, manter, operar e solucionar problemas computacionais. Pode criar softwares em diversas áreas tanto social quanto econômico.

Sendo assim, as necessidades da sociedade crescem à medida que se desenvolve, e com a tecnologia pode-se criar muitas vantagens e proporcionar um mundo mais moderno.


Qual o papel do cientista da computação frente ás necessidades e desafios que a sociedade impõe 

André Felipe Pedroso da Rosa
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

As áreas de trabalho do cientista da computação são muito amplas e o profissional deve estar sempre atualizado, seu principal papel é atuar no desenvolvimento tecnológico, podendo trabalhar tanto em empresas privadas como em pesquisa e desenvolvimento de softwares que auxiliam nos setores de educação e na área da saúde. 

O maior desafio de um cientista da computação no Brasil é que ainda é uma área pouco explorada, e como se atualiza constantemente muitas vezes fica difícil encontrar cursos e material para aprender novas linguagens de programação em português.


Cientista da Computação frente aos desafios da sociedade

Marcos Antonio Gonçalves da Silva
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Há alguns anos comecei a trajetória na área de informática. Sem conhecer muito, iniciei com um curso de informática básica, pois queria aprender a mexer em computadores. Como se isso não bastasse, eu quis mais, então iniciei o curso de Hardware, que abordava explicações sobre as partes internas de um computador, e desta forma fui evoluindo meus conhecimentos sobre a tecnologia. Hoje estou cursando Ciência da Computação, que era um sonho desde pequeno, esse curso me proporciona uma variedade de caminhos a seguir.

As áreas para esse profissional são diversas. Ele pode trabalhar em banco de dados, consultoria e suporte, além de poder desenvolver softwares e aplicativos. Existe, também, a área de ensino e até de marketing e vendas.

Ser um Profissional da Ciência da Computação não é nada fácil. Assim como todas as áreas, ela possui vantagens e desvantagens.

Um incrível ponto positivo para o profissional da área é que a informação está presente a todo o momento em nossas vidas, por isso basta ter interesse e buscar conhecimento, para ser um bom profissional. Outro beneficio é que a tecnologia se inova todos os dias. Assim contamos com mais facilidade e rapidez para fazer tarefas e obter informações que antigamente levávamos meses para conseguir.

Um ponto negativo é que todos os profissionais dessa área também devem se atualizar constantemente para estarem sempre competitivos no mercado de trabalho. Essa constante atualização também faz com que os mais velhos ou pessoas com menos conhecimento acabem ficando obsoletos, pois não conseguem acompanhar a tecnologia.Quando se faz algo que se gosta, as dificuldades se tornam pequenas perto das vantagens.

Vivemos em uma sociedade que quer tudo para ontem, tudo rápido e a tecnologia está acompanhando essa evolução. A tendência é que a sociedade fique ainda mais acelerada, e que a tecnologia dobre sua rapidez.

E uma dica que dou aos novos jovens que querem seguir a mesma carreira que eu, é a seguinte:

Estude, estude e estude, não será fácil essa caminhada, mas vale muito a pena !



Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.



Jean Felipe Berganton Alencar dos Santos
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Desde pequeno me interessava pelos computadores, sempre gostei de brincar com eles, quando eu cheguei à idade de 15 anos, de entrar numa fase nova da minha vida que seria o ensino médio, comecei a procurar escolas que tivessem o ensino profissionalizante, que seria o ensino médio junto com o curso técnico com já tinha decidido o curso que iria fazer, que seria curso técnico de informática, isso facilitou também na escolha do curso para a faculdade.

Meu interesse pela informática era tanto, que descobrindo as coisas no curso, desde da construção de um programa até o termino dele, parecia um prêmio que estava ganhando, descobri como os sistemas funcionam, como funciona os componentes do hardware, criação de programas para nos utilizarmos futuramente na sociedade. Tipos de coisas que são um aprendizado importante para seguir minha carreira profissionalmente.

A tecnologia hoje em dia está avançando muito. A cada dia que passa novas coisas vão surgindo e as pessoas vão se atualizando, procurando acompanhar o que está acontecendo nesse meio. 

A sociedade de hoje impõe que os resultados sejam rápidos “querem as coisas nas mãos”, isso para a tecnologia é importante, pois podemos facilitar bastante com os softwares, com sistemas etc. Cada ano que se passa a tecnologia vai crescendo assim como a sociedade também cresce acompanhando a evolução da tecnologia.

Eu, como profissional da Ciências da Computação, vou buscar cada vez mais fazer parte dessa evolução na tecnologia para ajudar a sociedade. 


Qual o papel do cientista da computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Murilo Marchi
Ciências da Computação. 1º semestre
UNIP Jundiaí 

O papel do cientista da computação é de grande responsabilidade, pois ele está relacionado, de alguma forma, com a vida de todas as pessoas. Mas afinal, qual é esse papel de grande responsabilidade? Simples, facilitar e dar praticidade às ações e situações do dia a dia da população. 

Hoje em dia as pessoas querem conforto e praticidade em tudo, por isso, cada vez mais, tudo ao nosso redor está sendo informatizado, desde geladeiras, fogões à programas e aplicativos que facilitam o trabalho de outros profissionais como, por exemplo, o AutoCAD, e por fim, o que é tido como a principal função do cientista da computação, criação de sistemas para a informatização de empresas.

De alguns anos para cá pudemos observar como tudo foi informatizado, e a principal conseqüência disso é: o que antes levava horas para ser feito, hoje em dia pode ser feito em minutos e algumas vezes até mesmo sem sair de casa. Assim em uma sociedade onde tempo é algo muito precioso, o cientista da computação tem o dever de conseguir prover conforto e praticidade à vida das pessoas.

O meu papel na área da computação

Damião Oliveira de Freitas
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Como um profissional desta área, eu posso criar e construir sites, computadores, sistemas de software e hardware, planejar programas para computadores e etc. 

O meu trabalho nessa área é muito importante para desenvolver sistemas da informação. Esse tipo de serviço vem crescendo muito no mercado de trabalho! A área de desenvolvimento exige muita prática e conhecimento. 

O crescimento deste setor é diário e temos que estar bem preparados para o mercado de trabalho. Cada empresa tem o seu modo de contratar; na maioria das vezes precisam de profissionais bem qualificados. 

O maior desafio de um profissional nesta área está mas exigências que o mercado faz para o exercício de um cargo. Como a demanda por estas qualificações tem crescido, há muitos jovens recém formados e com bastante experiência na área da computação. Hoje não basta só você ter um diploma na mão! O mercado de trabalho exige que além do diploma você domine a língua inglesa. 

É um ramo que envolve muita tecnologia e, muitas vezes, atrai mais pelo conhecimento que gera que pela recompensa financeira, o desafio de criar e influenciar a forma de fazer são dois de seus grandes atrativos.


Qual o meu papel enquanto profissional de Ciências da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Luan Henrique Rocha
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

O mundo atual está acelerado nos requisitos em avanço tecnológico, anos atrás, nunca havíamos imaginado que chegaremos a tal ponto que, você pode se comunicar simultaneamente com uma pessoa do outro lado da Terra, apenas usando a internet de alta velocidade sem usar fio algum ou que nós utilizaríamos carros que carregam na tomada ou pela luz solar, ou até mesmo que aquele computador gigantesco se transformasse em um smartphone que caiba na palma da sua mão. 

O mundo evoluiu, culturas se desenvolveram, economias foram avançadas e o ser humano foi se tornando mais ágil e racional o possível, de nada iria se diferenciar em relação à tecnologia. Vários profissionais se empenharam em contribuir para tal avanço, no qual Engenheiros e Cientistas “deram as mãos” para caminhar juntos, avançando cada vez mais a um futuro brilhante.

A profissão de cientista da computação é aclamada por muitos no setor econômico devido à alta demanda de softwares e sistemas para empresas e indústrias. Para ingressar nesse ramo, necessita-se de muita paciência, criatividade, perseverança e, claro, amar computação e tecnologia em geral. Me vejo em uma boa área e com um ótimo futuro, até porque o mercado atual é promissor e tem um grande déficit de profissionais qualificados. Conquistas virão, inovações aparecerão e a vida se desenvolverá, pois o profissional que busca um novo futuro, certamente terá uma carreira de sucesso.



Qual e o meu papel como um profissional em frente as necessidades que a sociedade impõe.

Felipe Costa Leite
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Hoje, um profissional na área de tecnologia enfrenta as várias ramificações destas áreas, que sempre estão em situação de mudança e desenvolvimento.

A exigência para um profissional da área, e sempre estar atualizado e informado sobre tudo o que há de inovador. 

O mercado está a cada dia mais, procurando pessoas qualificadas em áreas de tecnologia. Uma destas áreas é a informática que abrange grande parte desta ciência inovadora e crescente. 

Um profissional de Ciência da Computação, deve estabelecer níveis de conhecimentos práticos para criar novos meios de aproveitamento desta tecnologia avançada. 

O papel desta profissão é sempre inovar e responder ao padrão de desenvolvimento tecnológico atual. Sempre inovando e criando ideias para, novas expectativas e ferramentas que facilitem o dia a dia das pessoas.

O foco principal e o conhecimento de programas e apoio, analisando a necessidade dos outros. Criando sites fáceis, para clientes, e softwares para facilitar o acesso de todos a tecnologia. 

A área exige um foco total do profissional que quer ser bem remunerado, e ter carreira com o curso superior no currículo. Exige prática com os conhecimentos apreendidos durante o curso de formação e também, da parte do profissional a busca diária de crescer em conhecimento. 


Qual o papel do técnico de informática frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Lucas Eduardo C. Vieira
Ciências da Computação, 1º Semestre
UNIP Jundiaí

No decorrer dos anos, o homem sempre teve uma vontade incansável de obter mais conhecimento, isso começa desde cedo, a meta hoje para todos consiste em estudar, se formar e conseguir um bom emprego para ter uma boa condição financeira. Porém isso não acontece de uma forma muito simples, pois a vida e a sociedade impõem obstáculos na nossa frente, mas meu papel como profissional é sempre seguir em frente em busca de conhecimento e do meu objetivo, devo ser capaz de analisar os problemas que surgirem, sendo eles alguma coisa errada ou uma situação que eu devo melhorar, como um software para uma loja por exemplo, devo ser crítico, criativo para poder cooperar com a sociedade que necessita cada vez mais de inovações e ideias, sendo elas tecnológicas ou não, devo ser lógico para que quando surja uma situação que eu seja consultado, possa ter a capacidade de achar a solução, ser paciente para entender que nem tudo acontece de forma simples, como a solução de um software, ou uma situação complicada na minha vida pessoal, meu papel é agir como um profissional tanto no ramo do trabalho como na vida em geral, e nunca misturar o aspecto profissional com os problemas particulares, eu nunca devo descontar em clientes problemas que são inteiramente da minha responsabilidade, e devo estar sempre prestando atenção nas evoluções tecnológicas, pois o ramo da informática evolui diariamente, devo sempre estudar e buscar mais conhecimento para que eu tenha uma vida profissional bem sucedida.



Qual o papel do cientista da computação frente as necessidades 
e desafios que a sociedade impõe? 

Guilherme Augusto Granado 
Ciências da Computação, 1º semestre 
UNIP Jundiaí 

Acredito que o cientista da computação tem o papel de atuar na sociedade no setor tecnológico e em vários campos, tanto no lado corporativo como no pedagógico. É uma profissão bem ampla, porém você tem sempre que estar atualizado e se adaptar a várias mudanças. 

Aqui no Brasil ainda não é uma profissão bastante explorada, nem muito bem investido, mas que vem crescendo muito ao longos dos anos. 


Como é a atuação do profissional de ciências da computação

Victor Souza de Jesus
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Um cientista da computação tem várias especialidades sendo elas: o desenvolvimento de grandes sistemas computacionais, possui capacidade para desenvolver sistemas de automação bancária, softwares de gerenciamento de serviços e recursos humanos de empresas, programas de computação gráfica e realidade virtual, aplicativos para vários sistemas operacionais como Android, IOS, Windows phone (sistemas para celulares), e Mac, Windows e Linux (sistemas de desktops), sistemas web completos e sofisticados, sistemas de gerenciamento ou automação de processos. 

Para atuar na área de ciências da computação a pessoa tem vários desafios pela frente, um deles é aprender todo o conteúdo que existe para poder realizar criações de softwares para computadores ou para celulares.

Muitas das empresas exigem inglês para a vaga de trabalho nessa área, pois muitas empresas são estrangeiras.

O mercado exige que o profissional tenha disciplina, trabalho em equipe, raciocínio logico, etc. Algumas pessoas não conseguem cumprir todos esses requisitos que são necessários para uma boa atuação no mercado de trabalho e acabam desistindo de ingressar na área, já outros encaram esses desafios e chegam a altos cargos em grandes companhias, outros chegam aos cargos menores.

Antigamente nós não sonhávamos com as tecnologias de celulares que existem atualmente. Antes o celular era exclusivo para realizar ligação, não existia mensagens de texto, fotos, músicas. Hoje em dia esse mercado é muito concorrido, pois se tornou um excelente acessório do qual muitos não abrem mão, isso permitiu que diversas pessoas e empresas criassem interesse pelo ramo da tecnologia.

Como estamos falando de uma vasta área, a mesma é acompanhada de rígidas exigências, não basta somente conseguir fazer um curso em uma faculdade, tem que mostrar que realmente está capacitado para exercer uma determinada função dentro de uma empresa, sendo ela grande ou pequena. Com o mercado em crescimento constante o profissional tem que se atualizar a cada instante, isso conta e muito na hora de preencher uma vaga em alguma empresa. São muitos desafios para atuar no ramo da tecnologia, mas vale a pena passar por todos eles.


Qual o meu papel como Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.


Jéssica Patrignani Falcade

Ciências da Computação, 1º semestre

UNIP Jundiaí
O meu papel como Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõem é sempre poder me aprimorar mais como profissional, para que possa propor meios inovadores e criativos para resolver variados problemas.
Hoje em dia é impossível imaginar nossas vidas sem as facilidades e os progressos que a tecnologia nos trouxe, a tendência é de se expandir e explorar novos “horizontes”, que desafiam, nós cientistas da computação, há sempre buscar novas soluções e desenvolver novas tecnologias.

Cada vez mais a nossa responsabilidade como profissionais está crescendo em consequência da dependência da sociedade por recursos de tecnologia.

A Ciência da Computação está evoluindo a cada dia, sendo de grande importância para a sociedade, dando expectativas para um futuro muito mais desenvolvido e promissor, porém com esse avanço temos que tomar cuidado pois há incertezas, ela pode trazer diversos benefícios, mas também não se descartam as possibilidades de nos trazer riscos.

Por tanto devemos sempre buscar mais conhecimentos, trazendo avanços positivos e significativos para a sociedade, sempre pensando nos prós e contras, tendo assim resultados bons e satisfatórios.



Qual o meu papel enquanto profissional frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe

Cristiano da Silva Moraes
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Meu papel como cientista da computação, é entender quais são as verdadeiras necessidades que a sociedade está enfrentando, e aí sim, pensar em maneiras que possa atendê-la de um jeito fácil e prático, pensando sempre em inovação e segurança.

Por que inovação e segurança? Com o passar dos anos a tecnologia vai cada vez mais aumentando, e com isso, uma parte da sociedade (hackers) lança um desafio a cada segundo para nós cientistas, manter a segurança em redes de internet e softwares seguros. Ou seja, temos que aprender a encarar dois tipos de “público-alvo”, primeiro são aqueles que precisam de nosso trabalho para satisfazer e atender às suas expectativas, com programas, software e jogos para lazer, que possibilitam uma vida mais comodidade. Segundo são aqueles que exigem mais experiência e atenção, ou seja, os famosos hackers, que estão ali para furar a barreira que estudamos muito para construir.

Portanto, do mesmo modo que um médico precisa se atualizar nos estudos da medicina para ficar por dentro de tudo de “novo” que está aparecendo (doenças, curas), um profissional na área da computação tende ter a mesma finalidade, não parando de estudar, pois como falei, a cada segundo um novo desafio é lançado, e temos que nos diferenciar dos que necessitam-nos de uma forma dependente de nossos serviços, daqueles que são considerados ladrões cibernéticos.



Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe

Erisson H A Souza
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

O meu papel como cientista da computação frente às necessidades e os desafios da sociedade é relativamente alternativo pois nós, como profissionais desta área, temos como missão propor meios inovadores e criativos para resolver os mais variados problemas.

Entretanto é preciso que se tenha uma certa perspectiva das situações da sociedade pois é necessário que se compreenda quais são as necessidades do cliente para, a partir daí, optar pela melhor solução dentre as possibilidades.

A Ciência da Computação tem sido nos últimos anos responsável por renovar as esperanças e expectativas sociais em suas projeções sobre o futuro pois o avanço tecnológico vem sendo encarado como ferramenta importante para resolver qualquer problema com o qual podemos nos deparar ou criar, por isso é importante considerar que existem incertezas sobre a aplicabilidade e o acesso a esse avanço além de que ele pode trazer riscos potenciais merecedores de tanta atenção quanto ao seu benefício.

Contudo a Ciência da Computação adentrou cada vez mais em todas as áreas do conhecimento, e isso fez com que ela adquirisse status que propulsionasse a evolução do homem.

Enfim, o desafio de lançar uma reflexão sobre o papel do cientista da computação em frente às necessidades e os desafios da sociedade é uma tarefa infindável e imprescindível. Infindável por que ao invés de gerar respostas certas este exercício reflexivo alimenta crescentemente o repertório de questões sobre as quais responder. E imprescindível por que se torna cada vez mais evidente a influência da tecnologia na nossa cultura.


Qual o papel do cientista da computação frente as necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Thyago Teixeira Biazin dos Santos
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Com a chegada da era digital estamos sempre procurando inovar e facilitar a vida das pessoas, para que assim possamos ser mais rápidos fazendo coisas que até alguns anos atrás era absurdamente demorado e complicado.

Para se tornar cientista da computação não é somente gostar de computador e sim ter um grande conhecimento sobre ele e saber sobre suas aplicações, assim precisando estudar muito sobre suas técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, formando um conhecimento vasto podendo se distribuir em várias áreas diferentes dentro desta profissão.

A partir deste crescimento absurdo da tecnologia, devemos ficar atentos, pois está ficando cada vez mais difícil criar algo que a sociedade irá gostar e utilizar, assim precisando sempre trabalhar em grupo para o prol do benefício do cidadão.

Em torno deste vasto meio de acesso à internet, ficamos sujeitos a pessoas mal intencionadas que podem nos atrapalhar, então devemos ficar sempre vigilantes quanto a segurança e ao sigilo das informações que estaremos trabalhando, para que não haja “vazamento de informações”, e não só uma pessoa e sim várias não sejam afetadas por isso.

Em meio a tanta dificuldade devemos sempre buscar trabalhar da melhor maneira possível, dedicando-nos, ao máximo, para que não sejamos prejudicados e sim proporcionando uma melhor experiências ás pessoas que irão beneficiarem-se destes websites e softwares entre outros produtos.



Qual é o seu papel enquanto profissional da computação frente aos desafios da sociedade atual?

Lucas Yoshinori Yamada 
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

O gosto pelo computador e a vontade de usá-lo para algo que não seja apenas do “cotidiano” das pessoas (jogos, facebook, youtube, etc.), esse é o motivo que me fez querer procurar e cursar ciências da computação.

Os principais pensamentos quando decidi isso eram coisas como: “trabalhar com algo que gosto... É como se eu fosse pago para fazer algo que me divirto” e “quero aprender tudo sobre computação para poder me desenvolver profissionalmente, ganhar muito dinheiro e levar uma vida boa”.

Um profissional da computação pode seguir alguns caminhos como desenvolvimento de softwares que serão produzidos com base na necessidade dos outros, trabalhar na criação de banco de dados, como suporte em algum determinado programa ou até mesmo na área de pesquisa tecnológica.

Mas nunca parei pra pensar em quais seriam os desafios que eu teria que enfrentar quando chegasse à parte profissional da vida. E não é preciso de muito tempo para perceber que é uma profissão que mede cuidadosamente as habilidades de cada um antes de contratá-lo, afinal se você desenvolve um software, vai precisar de coisas como uma boa base de conhecimento sobre a computação que evolui cada vez mais ao passar dos anos e a criatividade para criar algo inovador que atenda às necessidades que vão aparecendo com o tempo.

Outro ponto chave é o lado “social”. Pense em alguém que trabalha na parte de suporte, ou seja, alguém que vai estar sempre em contato com os outros. A imagem que tenho ao falar de suporte é a de alguém recebendo xingamentos por outro alguém totalmente nervoso graças a uma situação em que se encontra. Você deve saber como manter a calma e tratar as pessoas de forma que ninguém acabe se estressando. Afinal, se você perder a paciência vai fazer com que a situação só piore em vez de melhorar.

E isso não se encaixa apenas nesse ponto. Profissionais da computação, independente da área, costumam trabalhar em grupos então é extremamente necessário que todos se deem bem e que o trabalho em grupo de desenvolva, e dessa forma todos trabalhem de forma harmoniosa. Consegue imaginar se é possível trabalhar junto com pessoas que você não se dá bem? Se você consegue se relacionar bem com as pessoas, não precisar se preocupar com esses tipos de situação.

Eu ainda não conheço o lado profissional para saber se isso está certo ou errado, porém essa é minha concepção do que fazer para enfrentar os desafios que serão impostos pela sociedade quando eu chegar lá, desenvolver minha base de conhecimentos, quero manter-me atualizado nesse sentido (já que sempre aparecem coisas novas) e desenvolver também o lado social, afinal, eu não vou me tornar uma máquina, apenas trabalhar com ela.

Qual o papel do Cientista da Computação frente as necessidades e desafios que a sociedade impõe



Deivid Junio
Ciências da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

O mundo da TI tem se expandido muito, assim como seu mercado. Hoje, os cientistas exercem um papel fundamental: desenvolver programas para suprir necessidades humanas.

Desde a revolução industrial, as máquinas vêm facilitando atividades manuais. Sendo o computador uma das mais revolucionárias, por executar múltiplas tarefas em um curto espaço de tempo, o programador é fundamental nessa automatização de tarefas cotidianas.

Umas das áreas com futuro extremamente promissor, os cientistas da computação sempre devem estar inovando e oferecendo novas tecnologias para atender a todos.

Conclui-se que, como todas profissões têm seus desafios, essa área não seja diferente, pois o inovar requer uma ligação geral com o mundo, isto é, quem tem mais ideias e conhecimento na área da informática garante trabalho e bens sucessivos a ele. 


“O papel do profissional de ciências das computação, frente aos desafios da sociedade contemporânea”

PÉRICLES COSTA SANTOS
Ciências da Computação, 1° semestre
UNIP Jundiaí

Vivemos em um mundo onde a tecnologia é a principal arma de todos, ninguém mais consegue viver num mundo onde não existam computadores, celulares, etc. Empresas, por exemplo, jamais teriam como ser organizadas sem usar esses benefícios, tudo gira em torno da tecnologia e com isso o mercado para profissionais da tecnologia da informação (TI) cresce a cada dia mais.

O cientista da computação tem a árdua missão de desenvolver novas ferramentas de uso, que possam facilitar a vida da população, das empresas e assim tornar cada dia mais o mundo tecnológico e inteligente. A sociedade vem se beneficiando muito com tudo isso e graças ao cientista da computação temos ferramentas de uso até mesmo nos nossos celulares, os famosos aplicativos que, na maioria das vezes, beneficia e facilita muito a vida de todos.

A sociedade atualmente se acostumou com um modelo de vida em que a ferramenta tecnológica toma o lugar do convívio social, dessa forma, nos tornamos cada dia mais exigentes com a qualidade dessas ferramentas. O papel do cientista da computação é estar sempre em constante evolução para fazer as melhorias necessárias nas ferramentas tecnológicas em beneficio da sociedade.

Ocientista da computação pode fazer muito mais em prol da sociedade, como por exemplo, permitir o avanço de estudos na área da saúde, educação, desenvolvimento sustentável, etc. O trabalho do cientista da computação está por toda parte: em casa, na escola, no trabalho, nos bancos, nos locais públicos, enfim, por todo lado. Ou seja, não conseguimos de maneira alguma imaginar a sociedade sem um profissional da ciência da computação.

Os benefícios trazidos pelo cientista da computação em favor da sociedade são inúmeros, e em um mundo que evolui tecnologicamente todos os dias, esses profissionais se tornam cada vez mais importantes e necessários.


Qual o papel do Programador frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Letícia Victor
Ciência da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

Atualmente as indústrias tecnológicas vêm crescendo rapidamente, trazendo variados meios de informações e tecnologias, dando uma visão clara do mundo globalizado que temos hoje. Um profissional de Ciência da Computação tem como dever acompanhar todo esse processo, a sociedade espera que tenhamos cada vez mais conhecimento, este é o maior desafio da profissão, buscando meios e formas de adaptá-los ao nosso trabalho. Junto a isto temos que buscar o desenvolvimento e conhecimento para satisfazer esse público que tanto espera de nós futuros profissionais da área.

Criar tecnologias para as empresas para que elas também possam crescer dentro deste mundo globalizado, onde as máquinas comandam, onde a produtividade e o produto estão em alta, fazer mais com menos é aí que entra nosso trabalho, criar e programar conceitos e meios rápidos e eficientes para atingir a competitividade do mercado tecnológico,


Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe.

Gustavo Pereira
Ciência da Computação 1º semestre
UNIP Jundiaí

Nos dias de hoje, tudo é movido por tecnologia, e toda essa tecnologia é movida por um sistema, um sistema, o qual não se desenvolve nem se mantém sozinho, isso é feito por nós, Cientistas da Computação. Com o papel de manter todos os sistemas informatizados de nossa sociedade em pé, tentando tornar tudo mais prático e menos trabalhoso de ser feito. Todo os dias novos desafios surgem, às vezes por necessidade às vezes por vontade, e acho que nosso papel não é nada menos do que atender a eles, tentando tornar tudo possível. Um exemplo é, quando você vai ao médico e quer agendar uma consulta, antigamente era tudo feito com papel e caneta, gastando assim mais tempo e recursos, agora é tudo mais simples com um sistema coordenando todas as consultas no seu computador, poupando tempo, recursos e tornando tudo mais pratico.

Resumindo, se surge uma necessidade que possa ser resolvida pela informática, nós tentaremos fazer de tudo para facilitar a vida de todos.


Qual o papel do Cientista da Computação frente às necessidades e desafios que a sociedade impõe

Nathan Wender da Costa
Ciência da Computação, 1º semestre
UNIP Jundiaí

O homem sempre foi em busca de novas tecnologias, em busca de algo que facilite aquilo que é difícil de ser feito, como exemplo na antiguidade quando o homem criou a roda para ajudar no deslocamento, hoje isso não é diferente, a cada novo dia algo é criado com o intuito de facilitar a vida das pessoas para que elas tenham comodidade no dia a dia. Vemos diariamente anúncios de celulares, computadores, notebooks de inúmeros modelos, visando à praticidade do cotidiano ou até mesmo no trabalho e também avanços tecnológicos tanto de Hardware (parte física) como de Software (parte lógica).

Nesse contexto é que se insere o papel do profissional da área da computação, no nosso caso cientista, quem nunca acessou a internet? Ou até mesmo não entrou no famoso Google para fazer uma pesquisa? Fez um desenho no Paint? Com uma sociedade cada vez mais exigente, temos a missão de criar, revolucionar essas tecnologias e comodidades seja por meio de programas ou sistemas.

Mas essa missão está cada vez mais difícil, pois com os avanços tecnológicos no mundo estamos chegando a um ponto no qual criar algo totalmente novo é difícil, não é como na década 1990 quando começou a internet que se conhece hoje, por isso, mais do que nunca, tem-se que ter o grande conhecimento tanto de software quanto de hardware, e de como desenvolvem-se as tecnologias em nosso país e no mundo, pois de nada adianta você criar um projeto e ver que esse mesmo projeto já foi criado por outra pessoa, que o colocou em prática.

Meu papel como cientista da computação é dar o melhor de mim para criar algo para os outros, que surpreenda, ajude e faça aquilo que necessitem tanto com programas, jogos ou até mesmo invenções tecnológicas, pois apesar de cada dia estar mais difícil ter algo totalmente novo não é impossível, a imaginação é ilimitada e também encontram-se pessoas para ajudar ao longo da caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário